Rádio JOVEM PAN

92.5. Jovem Pan Serra Gaúcha

Ouvir

Carlos Bertolazzi, de "Cozinha sob Pressão", diz que não quer ser cópia de Gordon Ramsay

por Jovem Pan, . - Atualizado em

Chef Carlos Bertolazzi participa do Morning Show

Carlos Bertolazzi

Fonte: Lorena Ribeiro/Jovem Pan

Carlos Bertolazzi

Fonte: Lorena Ribeiro/Jovem Pan

Fonte: Lorena Ribeiro/Jovem Pan

Fonte: Lorena Ribeiro/Jovem Pan

Fonte: Lorena Ribeiro/Jovem Pan

Fonte: Lorena Ribeiro/Jovem Pan

Carlos Bertolazzi

No comando do reality show Cozinha Sob Pressão, do SBT, Carlos Bertolazzi conta que muitos estranham a diferença entre o temperamento dele neste programa e no Homens Gourmet, exibido pelo canal Fox Life. "As pessoas falam: 'Ele é tão legal em um programa e tão rígido no outro'. Mas no Homens Gourmet estou entre amigos", justifica o chef.

Carlos conta que já tinha contato com a cozinha desde cedo, já que o avô trabalhava na indústria alimentícia e a avó fazia livros de receitas para a empresa. A mãe montou um buffet para eventos, e o pai italiano, logo depois do divórcio, começou a aprender a cozinhar para atrair namoradas. "A cozinha começou a ficar mais presente na minha vida", conta ele, que também usava a comida para atriar clientes do mercado financeiro. "Mas quando falava de negócios, eu sumia, e quando cozinhava, aparecia", relembra ele, sobre o momento em que notou que tinha mais paixão para a cozinha.

Depois de trabalhar ao lado da mãe no buffet, percebeu que precisava estudar para ajudar a diferenciar a empresa das outras. Viajou para a Europa, onde estudou no Piemonte, na Itália, e fez estágio no catalão El Bulli, de Ferran Adrià. Mais tarde abriu o restaurante Zena Caffè, em São Paulo.

Questionado sobre o clima dentro de uma grande cozinha, ele esclarece que não é tão caótico quanto parece, principalmente quando a equipe já está formada há alguns anos. "Tem pressão por mandar comida boa, quente, no tempo certo. O serviço tem que funcionar como uma orquestra", define. Já no programa Cozinha sob Pressão, o grupo ainda não tem harmonia e é de iniciantes, por isso acontecem mais conflitos.

Na preparação para o reality, o chef decidiu que não queria ser uma cópia de Gordon Ramsay de Hell´s Kitchen. "Não faz sentido imitar o cara. Fui me desinspirar dele, e assisti a outras versões do programa, como a italiana e a alemã", explica. Depois de perceber que cada versão tinha um comandante com personalidade completamente diferente da outra, se sentiu mais livre. "Pensei: 'Estou liberado, posso fazer o Carlos Bertolazzi'", descreve.

Quando o programa Homens Gourmet surgiu, o chef conta que não tinha a intenção de ter uma carreira na televisão, e sim promover o restaurante Zena. "Mas acabou acontecendo, teve três, quatro, cinco temporadas, e não consegui sair disso. Hoje digo que sou chefe/apresentador".

Já sobre a novidade dos food truck, se mostra muito empolgado. "Estava para montar um quando surgiu o programa e acabei segurando a ideia. Tem muita gente talentosa que por questão de custo de abrir um restaurante, acaba abrindo um food truck. Tem muito chef que vai para truck e tem truck que vira restaurante", ressalta ele, mostrando que a migração acontece nos dois sentidos. "É legal porque ajuda a complementar a oferta gastronônica e tem preço acessível", completa.

Serviço:
Cozinha sob pressão
Sábados, 18h15
SBT


Tags da Pan

Comentários